Fechamento

Boneco de validação

O boneco é uma impressão não profissional do seu material, uma impressão caseira, que pode ser usada para validação da arte criada. A utilização do boneco é fundamental para prevenir falhas antes da impressão, uma vez que o cliente pode conferir se o resultado final será o esperado. O cliente pode elaborar um boneco para diversos tipos de produtos, contudo em materiais mais complexos como catálogos, folders com dobras, materiais com cortes especiais como as sacolas, entre outros, é uma fase fundamental para a pré-finalização do material.

No exemplo abaixo, vamos demonstrar como criar um boneco para um folder de 2 dobras.
Depois de criar sua arte seguindo nosso padrão e com  todas as finalizações necessárias, prepare-o para fazer o boneco.

Veja na imagem abaixo um exemplo do folder pronto para impressão.

folder6

Selecione a parte externa do folder, ou seja, a que possui a capa do folder, e selecione a opção Imprimir, utilizando o software que estiver acostumado a trabalhar. Escolha uma impressora padrão qualquer.

IMPORTANTE: Imprima seu boneco com as linhas guias para que fique mais fácil a visualização da dobra do material.

Configure a sua impressão de acordo com seu material e sua impressora. Veja abaixo, um exemplo para um folder 21 x 29,7 cm, que será impresso em uma impressora jato de tinta comum. Como mostra a ilustração, as linhas guias que serão impressas junto com o documento para facilitar o corte e a dobra. Feito isto, mande imprimir a parte externa do folder.

DICA: Não imprima frente e verso na mesma folha , pois sua impressora pode apresentar uma variação muito grande. Então, aconselhamos imprimir a parte externa e depois, em outra folha, a parte interna.


boneco2

Após imprimir a frente e o verso do seu boneco em duas folhas separadas, coloque a parte externa do folder virada para baixo para encaixar a parte interna do folder. Uma boa opção para melhor visualizar o encaixe é fixar a folha impressa da parte externa do folder contra uma janela com claridade. Depois de fixada, pegue a parte que está impressa a face interna do folder, passe cola ou fita dupla face na parte da folha onde não foi impressa e encaixe sobre a folha que está colada no vidro, tentando sempre fazer o melhor encaixe possível. Tendo as duas faces coladas, retire do vidro, e com o auxílio de uma tesoura, recorte as sobras.

boneco5

Depois de recortado, faça as dobras na marcação das linhas guias e você já tem o seu boneco pronto. O boneco é um método simples e muito eficaz de conferência de material que será impresso.

folder_2_dobras_01folder_2_dobras_02