Fechamento

Excesso de Nós

Como padrão de impressão, a quantidade de nós é limitada em até 900 nós para textos ou imagens em vetor. Artes gráficas com quantidades maiores do que esse número farão com que alguns desses nós não apareçam na impressão final, prejudicando o resultado final.

Para corrigir o excesso de nós sem comprometer a qualidade da imagem, podemos converter os objetos com nós em imagens, separar os objetos para diminuir a quantidade de nós em cada um deles, ou ainda diminuir a quantidade de nós.

Confira abaixo o modo de execução para cada um dos programas de edição indicados:

Photoshop:

Para dividir uma forma (Shape Layer) em várias partes usamos a seleção direta (Direct  Selection Tool). Você deve selecionar os pontos de âncora (anchor points) da camada desejada (layer) e então pode duplicá-los (utilizando o atalho CTRl+J).
Em seguida não esqueça de apagar os pontos âncoras da forma original.
Caso não seja possível a divisão, então você deverá rasterizar os pontos de âncora.

Corel Draw

Para converter o excesso de nós em imagem, primeiro selecione o objeto e em seguida acesse o item “Bitmap” (na barra de menu) e clique na opção “Converter em Bitmap”. Lembre-se de utilizar o modo de cor CMYK com resolução mínima de 300 DPIs na janela de configuração que aparece em seguida.

Para os textos com excesso de nós, escolha (no menu “Editar”) a opção “Localizar e substituir  -> Localizar objeto” , assinale a opção “começar nova pesquisa” e clique em avançar. Na guia “Tipos de objeto”, marque a opção “Curvas” e clique em avançar.  Na próxima janela, clique em “Especificar propriedades para Curvas…”, indique a localização de curvas com mais de 900 nós e inicie a pesquisa.

Com os objetos que aparecerem no resultado, selecione um de cada vez e clique no menu “Objeto” -> “Separar em Curva”, e depois selecione o tamanho desejado (metade do texto, por exemplo) e acesse novamente o  menu “Objeto”, com a opção “Combinar”. A quantidade de nós ficará visível no canto inferior esquerdo da tela.

Illustrator:

Selecione o objeto com excesso de nós e siga o seguinte caminho: menu “Object ->”Path” -> “Simplify”. Na pré-visualização é possível ver a quantidade de nós do objeto, podendo aumentar ou diminuir a quantidade. Caso o objeto esteja soldado, clique com o botão direito e escolha a opção “Release Compound Path” para quebrar e então diminuir a quantidade de nós.