Fechamento

Entendendo o padrão de trabalho

O padrão de trabalho é um arquivo que disponibilizamos na página de detalhe do produto para você baixar e utilizar como molde para impressão de seu material. Ele auxilia você a trabalhar, pois já possui as margens de segurança e sangra, de acordo com o produto escolhido.

O arquivo de padrão serve tanto como base para você iniciar o seu projeto ou como molde final para ajustes de margens e sangra. Para utilizar o padrão, na tela de detalhe do produto, estarão disponíveis, conforme imagem abaixo, as opções de padrões; basta clicar sobre a opção desejada e o download será iniciado. Cada produto poderá ter até três opções de padrão, onde a única variação é o software que você irá utilizar para edição: Corel Draw, Illustrator ou Photoshop.

Padrao

1. Tamanho da arte

A Gráfica Paulista Cartões disponibiliza para download os padrões de arquivo, que são arquivos modelo para auxiliar a confecção do seu material. Eles possuem margens predefinidas e tamanho adequado ao tipo de material que você vai produzir.

O tamanho total dos padrões de arquivo é maior do que o tamanho do produto final. Por exemplo, em um arquivo padrão de um Folder A4 com 2 dobras, que tem um tamanho final (material pronto) de 29,7 x 21 cm, o arquivo padrão terá um tamanho de 21,6 x 30,3 cm. Esta diferença no tamanho serve de garantia para que, quando o seu material for cortado, não sobrem espaços brancos nas suas extremidades.

2. Margens

Após a impressão do seu material, daremos inicio ao processo de acabamento que inclui o corte (“refile”) do material. Para garantir o corte correto de seu produto, garante que as informações de sua arte estejam dentro das margens indicadas no arquivo de padrão.

As margens de segurança são representadas por linhas que você encontra nos arquivos padrão. Estas linhas servem para auxiliar o seu trabalho e a produção do seu material. Basicamente, existem dois tipos de margens de segurança:

  • Linha de Corte: Esta é a linha onde será feito o corte. A linha de corte define o formato do seu produto. A arte não pode ser montada com base na linha de corte, pois existe a variação do corte, podendo cortar informações ou gerar duas bordas.
  • Linha de Segurança: Esta linha representa o limite de inserção das informações no seu material. Todas as informações que devem ser impressas no seu material, não devem ultrapassar esta linha.

Veja o exemplo abaixo:

Linhas
ATENÇÃO: Nunca apague ou mova estas linhas.

3. O que é Sangra?

Sangra é a extremidade do material que será cortada e não farão parte do produto final. É importante que todos os materiais possuam sangra, pois ela vai garantir que não sobrem filetes brancos na arte caso haja variação do corte. Veja abaixo a ilustração, que explica melhor o conceito de sangra.

sangra-cartão_600px

4. Caixa de informações

Ao abrir o arquivo padrão, você verá uma caixa com fundo cinza e um texto com algumas informações sobre o arquivo. Antes de começar a fazer a sua arte, leia as informações e depois apague esta caixa e as informações contidas nela e prossiga o seu trabalho. Veja o exemplo abaixo.

margens-novas

5. Finalizando o arquivo

Depois de criar sua arte, seguindo o padrão de trabalho da Gráfica Paulista Cartões, você poderá gerar seu arquivo para envio. Boas compras!

 

Veja abaixo outras instruções úteis:

Como utilizar o gabarito?

Como utilizar a cor cinza para impressões?

O que é preto carregado?

Trabalhando com excesso de nós

Qual é a diferença entre CMYK e RGB?

Limitações de produção: