Tutoriais

Acabamentos

Corte

Processo utilizado para dar acabamento ou efeito a um material. O tamanho mínimo do corte disponibilizado pela empresa é de 4,5 cm.

Como montar uma arte para o corte?

Abra o padrão do material que disponibilize este tipo de acabamento. Fique atento às linhas de corte e de segurança. Pra saber mais sobre estas linhas, veja Entendendo o padrão de trabalhoCom o padrão do arquivo aberto, marque no material onde será feito o corte. Para o nosso exemplo, vamos usar um cartão de visita. Veja a ilustração abaixo.

exemplo-de-corte

Feita a marcação do local do corte, agora temos que marcar as linhas de segurança. Lembre-se que o deslocamento das linhas de segurança em relação à linha de corte é de 2,0 mm. IMPORTANTE: Este deslocamento é válido para este caso. O deslocamento varia de acordo com o tipo de produto.

 

Quando usamos o acabamento Corte para um material, independente do tipo, temos que fazer a marcação para Corte duplo. Será feito apenas um corte, mas devido à variação que pode ocorrer durante o corte, fazemos isso por precaução. Veja na imagem abaixo como ficará a arte com as marcações de corte e suas linhas de segurança.

exemplo-de-corte-duplo

IMPORTANTE: O corte mínimo que a empresa faz é de 4,5 cm. Ou seja, a empresa não trabalha com cortes menores que este.

Cortes não permitidos

Veja abaixo as ilustrações de tipos de cortes que não são praticados pela empresa.

corte4

 

Folders

Meio-corte

O acabamento meio-corte é utilizado principalmente em adesivos. O adesivo em si recebe o corte, mas o papel do fundo, onde ele está colado, não. Veja na imagem abaixo um exemplo de adesivo com a aplicação do meio-corte.

thumb_adesivo_4x5

A montagem de um meio-corte é muito simples. Como a aplicação deste acabamento é mais usada em adesivos, vamos tomá-lo como exemplo. Abra o padrão do adesivo localizado em nosso site. Siga as instruções localizadas dentro do padrão. Caso tenha dúvidas, veja mais informações em Entendendo o padrão de trabalho.


adesivo

Com o padrão do adesivo aberto, crie a arte do seu adesivo dentro dos padrões da empresa e faça o desenho da faca para definir onde será feito o Meio-corte. Veja na ilustração abaixo:

adesivo2

Para saber mais detalhes, veja Adesivos. Veja na ilustração abaixo, o produto com a aplicação do acabamento Meio-corte:

adesivo3

Dobra

Este acabamento é muito usado em folders e cardápios. Existem basicamente dois tipos de dobras: 01 (uma) dobra ou 02 (duas) dobras, possíveis de serem produzidas pela gráfica. Veja abaixo como proceder para cada um destes tipos.

Uma dobra

Este tipo de dobra é somente possível para materiais com gramaturas finas, como o couchê de 120 e 150 gramas, como folders. A linha guia da dobra (que marca o local em que a dobra será feita) deve ter mais duas linhas, uma à esquerda e uma à direta, que são as margens de segurança. Estas margens de segurança vão evitar que alguma informação seja dobrada juntamente com o material. Então, preste atenção e nunca deixe nenhuma informação que você não quer que seja dobrada ultrapassar estas linhas.

Estas linhas de segurança devem ter uma distância de 0,5 cm da linha de dobra. Veja a ilustração abaixo.

dobra

Monte a sua arte dentro dos padrões da empresa, sempre tomando cuidado com as margens de segurança da dobra.

Depois de montada sua arte, para facilitar a visualização de como ficará o seu material, faça um boneco, que nada mais é do que uma impressão comum do material para você montar e fazer a verificação da dobra e do conteúdo. Para facilitar a simulação da dobra, imprima o boneco com as linhas-guia. Veja abaixo um exemplo de material com uma dobra.

Hiking_Dobra

folder_1_dobra

Duas dobras

O material com duas dobras é um pouco mais complexo de ser finalizado do que o material com apenas uma dobra. Isto ocorre porque existem aspectos específicos para este tipo de material. A empresa possui um padrão, baseado no modelo mais utilizado.

dobra2

Preste atenção nos seguintes aspectos:

  • As linhas de Segurança para um dobra, funcionam da mesma forma para duas dobras, só que como temos duas dobras, cada dobra terá suas margens de Segurança.
  • A frente e o verso da arte possuem propriedades “espelhadas”, ou seja, o que estiver do lado direito na parte externa, estará do lado esquerdo na parte interna e vice-versa.
  • O acabamento do material será realizado com uma máquina. Portanto, é importante que você siga corretamente as instruções, caso contrário, uma das dobras poderá “encavalar”.
  • Para ficar mais fácil a visualização de como ficará o seu material, sempre imprima um boneco (um modelo de como poderá ficar o seu material).

Dobras não permitidas

Existem alguns tipos de dobras que não são permitidos para você colocar em seu material. Então, antes de finalizar o seu material, preste atenção nas imagens abaixo, que representam as dobras que não são permitidas.

dobra3

 

Vinco

O vinco é uma espécie de pré-dobra realizada pela gráfica. O material será dobrado posteriormente. Pode-se aplicar o vinco em materiais com gramaturas maiores, como o Supremo ou o Couchê 250 gramas. Os materiais que terão aplicação de verniz não poderão receber vinco, pois isto “quebraria” o verniz, danificando material.

Para a finalização deste acabamento, você fará uma linha no local em que o material receberá o vinco e, posteriormente, a dobra. Você deve ter também duas linhas, uma à esquerda e uma à direita da linha do vinco. Estas serão as margens de segurança, que ajudarão você a colocar as informações de forma correta em seu material, para evitar que elas sejam cortadas pela gráfica. Por isso, você deve sempre prestar atenção nas margens de segurança. Não deixe nenhuma informação importante do seu material ultrapassar estas linhas. Veja na imagem abaixo o posicionamento destas linhas.

vinco

Outro exemplo de aplicação de vinco: um cartão que você quer que seja aberto por quem irá recebê-lo. Neste caso, o material seria dividido em três partes: frente pós-dobrada, verso pós-dobrado e parte interna. Para melhor visualização do cartão, veja a imagem abaixo.

VINCO2

Você deve prestar atenção ao colocar as informações no seu cartão. Veja abaixo um diagrama que explica qual é o posicionamento correto destas informações. Caso ainda haja alguma dúvida, imprima um boneco (um exemplo impresso do material para verificação) e verifique se você colocou as informações de forma correta.

VINCO3

 

Vincos não permitido

Existem alguns tipos de vincos que não são possíveis de serem aplicados ao material. Confira nas imagens abaixo.

vincos-não-permitidos

Para saber mais sobre vinco, veja Pastas.

Caso haja alguma dúvida sobre a possibilidade de aplicação de vinco em seu material, entre em contato com o atendimento da empresa através da Central de mensagens.

Veja nas imagens abaixo, alguns exemplos de materiais que recebem o acabamento vinco:

cartao-duplo-e-pastas

Corte-vinco / Corte especial

De nada adianta um publicitário ou um designer criar uma peça sofisticada se o acabamento ficar mal feito ou com baixa qualidade. Para isso, existem vários recursos de acabamento, entre eles, o corte especial.

O corte realizado com faca possui um processo de finalização parecido com o dos ímãs e adesivos. Porém, com valores diferentes. Assim como no ímã, a faca deve ter os cantos arredondados, mas a margem de segurança interna deve ser de 0,25 cm e a externa de 0,15 cm.

Lembre-se de que, ultrapassando as linhas de segurança, não deve haver informações importantes do seu material. Isso evita que elas sejam cortadas. Entretanto, deve sempre haver uma imagem ou uma cor, para que na hora do corte, não sobrem espaços brancos no material.

Para proteger as informações importantes, tome como referência a segurança interna de 0,25 cm. O tamanho da faca deverá ter, no máximo, (01) um número após a vírgula. Sua espessura deverá ser de 0,3 cm. Veja abaixo alguns exemplos de materiais com corte especial.

adesivo-e-imaPara saber mais sobre cortes especiais, veja Adesivos e Ímãs.

Serrilha

A serrilha é um tipo de acabamento muito utilizado em materiais gráficos que terão uma ou mais partes destacáveis como ingressos, tickets, entre outros.

Deve existir uma linha indicando o local exato em que será feita a serrilha. As margens de segurança devem estar posicionadas uma do lado esquerdo e a outra do lado direito da linha da serrilha. A distância das margens deve ser entre 0,35 cm e 0,5 cm, dependendo do material. A linha que indicará o local da serrilha deverá ser pontilhada e ter uma espessura de 0,3 cm. Além da linha, também deverá possuir a indicação igual a do corte reto.

Veja nas imagens abaixo um exemplo de material com serrilha.

exemplo-de-materiais-com-serrilha

Furo

Este acabamento é muito usado para a produção de etiquetas de roupas, lembrancinhas e materiais que precisam ser pendurados ou amarrados a algum objeto.

Veja abaixo alguns exemplos de materiais com furo.

tags

Montagem de arte com furo

Para falarmos sobre a montagem deste produto, vamos tomar como exemplo um Cartão 9 x 5 cm, no qual iremos fazer o furo (acabamento adicional).

Veja como se dá o processo de montagem:

Primeiramente, abra o arquivo padrão do Cartão 9 x 5 cm, que está disponível no site da empresa, para download.

cartão

Tenha cuidado ao montar o seu material. O arquivo padrão já vem com as margens de corte e de segurança. Saiba mais em Entendendo o padrão de trabalho.

cartao-furo

Com a arte pronta, dentro dos padrões da empresa, agora é hora de posicionar o furo e fazer as marcações necessárias corretamente, para evitar problemas posteriores.

Montagem do furo

A empresa dispõe de três tamanhos de furos: 3, 5 e 8mm

 

Escolha o tamanho do furo que mais se adapte ao seu material, ou um tamanho que você desejar. No nosso exemplo, vamos usar um furo de 3 mm. Criamos a marcação do furo e o posicionamos na arte.

posicao-do-furo-de-3-mm

Observe com atenção a posição do furo em relação às linhas guia. O furo deve estar para dentro das margens de segurança.

Temos que verificar se o local do furo não contém nenhuma escrita ou desenho da arte. Temos que fazer esta verificação porque, se houver algum(s) deste(s) item(s) do material no local do furo, este(s) item(s) poderá(ão) sofrer variações.

Para fazer esta verificação, utilizamos a ferramenta Contorno interativo, localizada na barra de ferramentas do Corel Draw, ao lado esquerdo da tela.

 

Com a ferramenta selecionada, vamos fazer a verificação.

Precisamos de 2 mm de margem de segurança para fora do furo. Esta segurança serve para garantir que, caso haja alguma variação, as informações importantes não serão cortadas e que estas informações não sairão muito da posição correta.

Na parte superior da página, abrirá a barra de configurações do Contorno interativo. Nesta barra, você deverá colocar as informações necessárias. Vamos ver quais configurações são essas:

contorno-interativo

Completas as configurações, aplique-as no furo que você fez.

exemplo-de-contorno-interativo

Observe no desenho acima a aplicação do contorno. Colocamos um contorno de 2 mm para fora da área do furo. Observe que o contorno ficou para dentro da margem de segurança da arte, é assim que deve ser.

Outro detalhe importante a ser observado é que, quando aplicamos o contorno ele não encosta nas informações importantes da arte. Esta é a posição correta. Pois, se a área do furo variar, não haverá problemas posteriores, como o corte de informações e mudança de posição.

Após você ter feito as verificações necessárias, imprima um “boneco” do seu material. Neste caso, o material terá frente e verso. Você deve analisar se o furo da frente está “batendo” com o furo do verso. Esta verificação é muito importante, porque às vezes não nos damos conta que colocamos o furo na frente em uma posição que provocará o corte de informações do verso.

Veja o exemplo abaixo. A posição do furo já está verificada na frente e no verso. Observe na figura, que a posição correta do furo não cortará nenhuma informação.

cartão-furo3

Depois de ter feito todas as verificações, veja como enviar o seu material para a gráfica. Lembre-se sempre de finalizar o arquivo de acordo com as especificações da empresa. Para saber mais acesse Fechamento de arquivos.

cartão-furo4

IMPORTANTE: O acabamento furo não está incluso no material. Você terá que solicitá-lo à empresa. Você também deverá especificar no seu pedido o tamanho do furo que você deseja.