Tutoriais

Verniz Localizado

cartao-de-visita-couche-300-4x1-verniz-frente-verso

O Verniz Localizado (ou UV localizado) é um tipo de acabamento usado para deixar seus materiais com um aspecto mais profissional e sofisticado. Este tipo de acabamento proporciona um brilho ao material somente nas partes indicadas na máscara. Mesmo se você nunca utilizou esse acabamento em seus produtos, não se preocupe! Nestas instruções iremos explicar passo a passo como enviar seus arquivos com a máscara do Verniz Localizado.

Para montagem do arquivo, temos padrões disponíveis em CorelDraw, Illustrator e Photoshop para download.

padroes

Dentro do arquivo você encontrará quatro páginas como na imagem a seguir.

Paginas

As quatro páginas têm o mesmo tamanho e as linhas que determinam:

*Margem de segurança – Demarca as áreas em que suas informações mais importantes estão protegidas de qualquer possível variação do corte.

*Linha de corte – Onde deverá ser feito o corte do material para deixá-lo no tamanho final.

*Tamanho com sangra – Indica o tamanho do arquivo ao seu todo, antes corte. Toda a área deve ser preenchida com a arte para que não fiquem pequenas bordas brancas (sem impressão) no momento em que o material for cortado.

Veja no exemplo:

image_1

Máscara

O processo de montagem da máscara é simples.

A página referente à máscara determina as áreas de aplicação do verniz. É obrigatório o preenchimento desta área com preto 100% *(C:0 M:0 Y:0 K:100)

Veja no exemplo:

mascara_1

Certifique-se que a máscara cubra toda a área desejada, para evitar a aplicação deslocada do verniz.

 IMPORTANTE: certifique-se de que a máscara está composta apenas pelas cores branca (C: 0 M: 0 Y: 0 K: 0) e preta (C: 0 M: 0 Y: 0 K: 100), pois caso haja qualquer porcentagem que seja em outro canal, a informação será convertida em preto.

Veja um exemplo:

Verniz-1

O fundo está com uma porcentagem pequena, porém no processo de produção sairá totalmente preto.

Verniz-1

ATENÇÃO: Para que o verniz saia conforme o desejado em fontes e objetos, é recomendado que as fontes dos textos tenham tamanho mínimo de 7pt, e a espessura das linhas, tanto de fontes como de desenhos e objetos, tenham ao menos 0,09mm. Fontes muito pequenas, ou que estejam em negrito ou com contornos, assim como objetos e detalhes com linhas muito finas e próximas umas das outras podem ter falhas na aplicação do verniz, deixando o efeito borrado e diferente do resultado esperado.

Feito a arte do cartão com as máscaras para o Verniz Localizado, exporte cada página do seu arquivo para o PDF/X1-a, pois ao enviar seus arquivos neste formato, o PDF Prepress Automático é acionado e já inicia o processo de verificação do seu arquivo e, se aprovado, entrará direto em produção.

Quer mais informações sobre PDF/X-1ª e como gerar seu arquivo? Acesse nossa área de instruções Clicando aqui.