Ao criar um projeto gráfico deve-se definir o padrão de cores para a impressão, isso é essencial para garantir a qualidade final do produto. Sendo importante que para as artes que serão impressas estejam configuradas, desde o início, no modo de cores CMYK.
Configurando corretamente, não haverá alteração de tonalidade das cores, excesso de preto, imagens borradas ou distorcidas, que geralmente ocorre quando não é alterado do modo RGB para o CMYK e enviado para impressão.
Sendo que essa alteração pode ser maior quando a arte impressa for em preto e branco, pois o RGB possui um sistema aditivos de 3 cores, e passa para um modo como o CMYK, que é um sistema de pigmentos em 4 cores, e durante essa mudança o preto irá concentrar toda a porcentagem distribuída entre as camadas no canal K (preto), havendo um excesso de produto na impressão.
E o que fazer quando o projeto está em RGB e é preciso alterar para CMYK?
Depende da ferramenta de edição utilizada! Confira abaixo como realizar a alteração no Photoshop e no Illustrator.
Como alterar o padrão de cor no Photoshop
Passo 1: Clique no menu “Arquivo” (File), selecione a opção “Novo” (New); ou se você utilizar atalhos, para Windows basta pressionar “Ctrl + N”, ou ser for Mac “⌘ + N”.
Passo 2: Defina o formato e o padrão de cor que deseja, lembrando que para impressão o ideal é CMYK, e clique em “Criar” (Create).
Caso você queira conferir em qual padrão de cores a imagem está, ou realizar uma conversão, comece clicando no menu “Imagem” (Image), e selecione a opção “Modo” (Mode), para conferir o modo das cores. Depois, se desejar alterar é só selecionar a opção desejada: CMYK, RGB, ou demais alternativas.
Como alterar o padrão de cor no Illustrator
Passo 1: Clique no menu “Arquivo” (File), selecione a opção “Novo” (New);
Passo 2: Selecione o formato do seu projeto;
Passo 3: Clique na opção “Opções Avançadas” (Advanced Options” e, logo após, selecione RGB ou CMYK, lembrando que o melhor padrão utilizado para impressão é o CMYK.
Ou seja, nenhum modo é melhor que o outro, eles apenas possuem finalidades diferentes. E ao contrário do RGB, que é praticamente uma “cor de luz”, o CMYK é um modo de cores constituído por pigmentos, sendo o sistema ideal para impressão e o mais utilizado pela indústria gráfica.