Fechamento

Marca d’água

A marca d’água exige uma atenção para que seja feita de forma correta. Ela deverá ter no mínimo 15% de cor para que possa aparecer na impressão.

Veja a imagem abaixo:

Marca_d'agua_certa

Veja que a marca d’água possui 15% de cor no canal “K”, ou seja, ela será impressa sem problema algum.

 

Marca_d'agua_errada

Na imagem acima, a marca d’água possui apenas 5% de cor, podendo não aparecer na impressão do material.

Certifique-se se seu material não possui nenhuma marca d’água, com os canais de cor inferior à 15%.

 

Também devemos tomar alguns cuidados em relação as cores que são muito parecidas. No exemplo abaixo usaremos uma arte com duas tonalidades de vermelho, veja:

composicao

Perceba que na primeira imagem temos uma diferença nítida entre as cores, enquanto na segunda imagem quase não há diferença. Isso porque a composição utilizada para criar as duas cores, na primeira imagem, tem uma diferença maior no canal ‘K’ da paleta CMYK, dessa forma, as duas cores ficarão mais visíveis, fazendo com que o resultado final do cartão seja precisamente o esperado. Entretanto, na segunda imagem a composição está muito próxima, o que pode resultar em um cartão com apenas uma tonalidade de vermelho de fundo.

Resultado final

certoo

erradoo

Excepcionalmente nos casos onde há duas cores próximas, sugerimos que altere, principalmente, o canal K da paleta CMYK, tendo em vista que é o canal que mais interfere na diferença entre as cores.