Tutoriais

Verniz Localizado

cartao-verniz-localizado

O Verniz Localizado (ou UV localizado) é um tipo de acabamento usado para deixar seus materiais com um aspecto mais profissional e sofisticado. Este tipo de acabamento proporciona um brilho ao material somente nas partes indicadas na máscara. Mesmo se você nunca utilizou esse acabamento em seus produtos, não se preocupe! Nestas instruções iremos explicar passo a passo como enviar seus arquivos com a máscara do Verniz Localizado.

Para montagem do arquivo, temos padrões disponíveis em CorelDraw, Illustrator e Photoshop para download.

padroes

Dentro do arquivo você encontrará quatro páginas como na imagem a seguir.

Paginas

As quatro páginas têm o mesmo tamanho e as linhas que determinam:

Margem de segurança – Demarca as áreas em que suas informações mais importantes estão protegidas de qualquer possível variação do corte.

Linha de corte – Onde deverá ser feito o corte do material para deixá-lo no tamanho final.

Tamanho com sangra – Indica o tamanho do arquivo ao seu todo, antes corte. Toda a área deve ser preenchida com a arte para que não fiquem pequenas bordas brancas (sem impressão) no momento em que o material for cortado.

Veja no exemplo:

arte-grafica-indicacoes-gabarito-grafica-paulista-cartoes

Máscara

A página destinada à criação da máscara de verniz especifica claramente as áreas onde o verniz será aplicado. Para assegurar um resultado ideal, é imperativo que as áreas designadas para receber o verniz sejam preenchidas com preto 100% (C:0 M:0 Y:0 K:100). Esta tonalidade específica indica onde o verniz localizado será aplicado. Áreas que não devem receber o verniz devem ser marcadas em branco (C:0 M:0 Y:0 K:0). É crucial enfatizar que a máscara de verniz não deve conter tons de cinza, sombras, gradientes ou quaisquer efeitos visuais. Além disso, o arquivo deve ser criado em formato vetorial (em curvas), não como imagem, para garantir a precisão e qualidade do resultado. Qualquer máscara de verniz enviada em imagens ou com porcentagens diferentes de K=100% não produzirá o efeito desejado, resultando em uma aplicação inadequada do verniz.

Porcentagem abaixo do recomendado, podem ocorrer dois problemas principais:

Estouro de Imagens: O operador pode ter que forçar a revelação para compensar a máscara inadequada, o que pode resultar no estouro das imagens, comprometendo a qualidade da impressão.

Revelação Incompleta ou Ausente: Pode haver uma revelação apenas parcial, onde somente alguns pontos são revelados, ou em casos extremos, nenhuma revelação, afetando negativamente o produto final.

Veja o exemplo correto:

mascara-verniz-localizado-grafica-paulista-cartoes

Certifique-se que a máscara cubra toda a área desejada, para evitar a aplicação deslocada do verniz.

IMPORTANTE: certifique-se de que a máscara está composta apenas pelas cores branca (C: 0 M: 0 Y: 0 K: 0) e preta (C: 0 M: 0 Y: 0 K: 100), pois caso haja qualquer porcentagem que seja em outro canal, a informação será convertida em preto.

Veja um exemplo:

mascara-errada-verniz-localizado-grafica-paulista-cartoes

O fundo está com uma porcentagem pequena, porém no processo de produção sairá totalmente preto.

mascara-errada-verniz-localizado-grafica-paulista-cartoes

ATENÇÃO: para que o verniz saia conforme o desejado em fontes e objetos, é recomendado que as fontes dos textos tenham tamanho mínimo de 7pt, e a espessura das linhas, tanto de fontes como de desenhos e objetos, tenham ao menos 0,20mm. Fontes muito pequenas, ou que estejam em negrito ou com contornos, assim como objetos e detalhes com linhas muito finas e próximas umas das outras podem ter falhas na aplicação do verniz, deixando o efeito borrado e diferente do resultado esperado.

Feita a arte do cartão e as máscaras para o Verniz Localizado, exporte cada página do seu arquivo para o PDF/X1-a, pois ao enviar seus arquivos neste formato, o PDF Prepress Automático é acionado e já inicia o processo de verificação do seu arquivo e, se aprovado, entrará direto em produção.

Quer mais informações sobre PDF/X-1a e como gerar seu arquivo? Acesse nossa área de instruções Clicando aqui.

 

Veja abaixo outras instruções úteis:

Verniz acima de 30%

Como utilizar a cor cinza para impressões?

O que é preto carregado?

Trabalhando com excesso de nós

Qual é a diferença entre CMYK e RGB?

Limitações de produção